Visit the MDN site

Antigo Centro Viva Vida oferece atendimento especializado às mulheres e crianças de risco

Data:

Compartilhe:

Talvez a sigla pode parecer um pouco estranha, mas com certeza, Centro Viva Vida você já ouviu falar.

O CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada nada mais é do que a denominação de Centro Viva Vida que foi modificada já algum tempo, um serviço de referência no atendimento às mulheres e crianças de risco.

Segundo informa a gerente do Centro, Luciane Alves Passos, além de Frutal, são mais 10 municípios da microrregião atendidos pela Unidade: Planura, Itapagipe, Fronteira, Comendador Gomes, Pirajuba, União de Minas, Carneirinho, Iturama, São Francisco de Sales e Pirajuba.

“O CEAE recebe pacientes que são encaminhados das Unidades de Saúde (Atenção Primária) devido a alguma condição clínica que requer o acompanhamento mais individualizado e específico”, explica.

A Unidade conta com uma equipe formada por ginecologistas, obstetras que atuam com gestantes de risco e na prevenção do câncer de colo uterino; mastologista que faz a avaliação e conduta diante de alterações nas mamas; pediatra para o manejo de crianças de risco a exemplo dos prematuros, desnutridos, com alergia a proteína do leite, autistas, anemia falciforme, fibrose cística, dentre outros e com multiprofissionais como nutricionistas, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e enfermeira.

Além da equipe já citada, o Centro possui ainda médicos especialistas em radiologia para realizarem os laudos, técnico de mamografia, enfermeira coordenadora assistencial, profissionais da área administrativa, serviços gerais e vigia.

De acordo com Luciane Alves, para ser atendida no CEAE, a paciente precisa ter alguma condição clínica que se encaixa na carteira de serviços da unidade, já para passar pela mamografia ela precisa portar o pedido do exame.

No dia e horário agendados para o atendimento, a pessoa deve levar a requisição de mamografia devidamente preenchida ou o encaminhamento para o setor com a cópia dos documentos pessoais, cartão SUS atualizado e comprovante de residência.

Por ser um serviço de média complexidade, alguns exames/ procedimentos são realizados no ambulatório do CEAE como a mamografia, colposcopia, cirurgia de alta frequência (CAF), cardiotococrafia, biópsias de mama e de colo uterino. “Estamos aguardando a finalização do processo de credenciamento para retomada dos ultrassons das pacientes e maior número de mamografias a serem realizadas mensalmente”, informa Luciane.

Para retirar o resultado da mamografia, basta que a usuária compareça na Unidade no horário de funcionamento ou na Secretaria de Saúde de origem para onde são enviados. Nos casos de exames alterados de mamografia, é feito um agendamento para avaliação da paciente com o mastologista que fará a conduta adequada.

O CEAE em Frutal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Rua Prefeito João Carlos Ribeiro, nº 630, bairro Jardim das Laranjeiras, ao lado da Policlínica, nas proximidades do Hospital Frei Gabriel.

Para mais informações, os telefones de contato são: 3423-8546 e o

WhatsApp: 9- 9662-2167.

 

Núcleo de Mídia
Núcleo de Mídiahttp://www.portaldefrutal.com.br
Portal de Frutal é um jornal digital, e sempre se declara contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação! Tenha uma boa leitura.

━ veja também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui