Visit the MDN site

Professor José Luiz | Ato de bravura

Tantas vezes desistimos de realizar algo em função do medo carcereiro da opinião do outro a nosso respeito ou sobre o que pretendemos colocar em prática. Somos reféns da crítica, do que possivelmente nutrirão de opiniões acerca de nossas ações. Por receio de uma imaginária não aceitação, vamos adiando, postergando, procrastinando e jogando lá para bem longe as possibilidades de alcançar algum objetivo, colocar na forma da realidade o que tanto almejamos.

Assim, seguimos terceirizando nossas histórias e passando a caneta para que outros escrevam em nossas páginas brancas o que eles pretendem e nunca imersos nos desejos e anseios tão meus.

Que bom ouvir o que o outro tem a dizer. E pronto! Guardemos as opiniões e bons conselhos para o momento certo. Sigamos os mais sábios, observemos suas travessias, mas procuremos fazer de um jeito próprio, todo particular, nossa trajetória, com a marca de quem vive de verdade, curando as feridas, olhando as cicratizes e marcas de quem se atraveu a cruzar o deserto, florestas ou mares bravios. O timão desta embarcação que nos foi delegada está em nossas mãos. As rédeas são nossas, o caminho a prosseguir e perseguir quem define é a gente mesmo.

Que tenhamos a coragem, posto que medo é parte intrinseca de todos os seres, de suplantar as barreiras e coloquemos a “cara no sol”, sujeitos a tudo aquilo que há de vir fruto de ousadias e destemores. O contrário do medo não é a coragem, mas sim a covardia, coisa que deve morar distante de nós. Viver é um ato de bravura!

É isso aí!

Professor Jose Luiz
Professor Jose Luizhttp://www.portaldefrutal.com.br
Professor José Luiz de Paula é palestrante, consultor e escritor. Já falou com milhares de pessoas sobre assuntos que edificam e aprimoram os indivíduos e os ambientes de trabalho. É autor do volume de crônicas "E o tempo sorria", lançado em 2015, e "Travessia", lançado em setembro de 2019. Publicou recentemente o livro Educação e Meio Ambiente, com professores universitários de instituições de diversas partes do país. Lançou o livro de poesias “Imagem letrada” em 2021. Já publicou dois livros com alunos do Ensino Médio (Contando causos e Despertar). Docente na FAF-Faculdade de Frutal por 15 anos e professor nas áreas de Língua Portuguesa, Legislação Educacional, Literatura Brasileira e Língua Inglesa. Colunista de jornais impressos e sites de notícias, apresenta o quadro "Travessia" e o programa "Na ponta da língua" na 102 FM de Frutal (MG). Atuou como secretário municipal de educação da cidade de Frutal (MG) no período de 2005 a 2016 e como diretor de escola municipal e escola estadual. Professor José Luiz é habilitado em Letras e Pedagogia, sendo também especialista em Psicanálise e Educação, em Gestão Educacional pela UFMG e em Educação Pública pela UFU e integrante da Academia Frutalense de Letras.

Colunistas

Dr. José Luiz de Paula | Plano diretor: instrumento de planejamento urbano

A Constituição da República diz que toda a cidade com mais de 20 mil...

Wanderley Pedrosa | O meu país está envelhecendo

Esta semana vamos refletir? No Brasil o processo de envelhecimento não é diferente do que...

O amor é a melhor das religiões

As religiões devem sempre pregar a linguagem do amor e da esperança. Todas elas...

- UMA PALAVRA DE NOSSO PATROCINADOR -

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui