Visit the MDN site

Por causa de desabastecimento no Brasil inteiro, Farmácia Municipal sofre com a falta de medicamento

on

Se você foi à farmácia nos últimos meses em busca de algum medicamento é muito provável que não o tenha encontrado. Isso não é por acaso, isso aconteceu porque o nosso país vive um problema de desabastecimento que vem afetando as famílias brasileiras desde o início de 2022.

Segundo um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o Conasems, diversos estados brasileiros relataram falta de mais de 40 medicamentos, que vão desde soro fisiológico e antibióticos até remédios utilizados no tratamento de doenças raras, como lúpus e Crohn.

Esse desabastecimento não atinge apenas as farmácias, mas também os estoques de hospitais, Unidades da Saúde da Família e os serviços de emergência. A dipirona injetável, por exemplo, está em falta em todo o território nacional. Quem precisa de antibióticos como amoxicilina, azitromicina, clavulanato e cefalexina também sofre com a escassez. Esses quatro itens são essenciais para o tratamento de doenças de grande prevalência, como problemas respiratórios e infecções urinárias.

Em um período em que os casos de síndromes respiratórias aumentaram assustadoramente junto a um novo surto de Covid-19, a falta desses medicamentos, bem como de corticoides e broncodilatadores, preocupa médicos e pacientes.

A explicação do desabastecimento em todo o país é a falta de insumo farmacêutico ativo (IFA), o principal ingrediente de um remédio. Sem ele, é como se o medicamento fosse apenas uma junção de várias substâncias sem efeito nenhum.

O Brasil produz apenas 5% do IFA utilizado no território nacional. O restante é importado, sendo 68% proveniente da China. Além disso, também nosso país também depende da importação para conseguir outros incipientes medicamentosos (“ingredientes”) e materiais para a embalagem, como blister, tinta, frascos e conta-gotas.

As redes de saúde municipais de diversas cidades têm enfrentado muitos problemas com o desabastecimento. Faltam medicamentos essenciais tanto para o atendimento básico quanto para a urgência e emergência hospitalar.

Sede da Farmácia Municipal de Frutal

Em Frutal, infelizmente, a situação não é diferente, segundo a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Gisella Soares Leali, alguns medicamentos como a fórmula infantil do prednisolona, amoxicilina mais clavulanato, elanapril 20mg e dipirona gotas, já foram pedidos, mas até hoje não foram entregues. A demora na distribuição é devido à falta da matéria prima. “Um exemplo disso é o anti-hipertensivo Carvedilol de 25 mg que foi pedido desde janeiro e até hoje a Farmácia não recebeu”, disse.

Já o medicamento finasterida depois de um certo tempo sendo aguardado finalmente foi entregue assim como o antibiótico amoxilina suspensão que segundo os fornecedores, vão sendo distribuídos conforme a disponibilidade da indústria fabricante. “Por outro lado, uma boa notícia. As medicações mais prescritas no tratamento da Covid-19 não têm faltado na Farmácia Municipal”, informou.

A Farmácia Municipal atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo de almoço. Ela está localizada na Rua Avelino Furtado de Mendonça, nº 1.455, bairro Jardim das Laranjeiras.

Caso o usuário necessite do medicamento, a orientação é que antes mesmo de ir pessoalmente ao local, ele entre em contato com a Farmácia Municipal pelo 3423-5425.

 

Núcleo de Mídia
Núcleo de Mídiahttp://www.portaldefrutal.com.br
Portal de Frutal é um jornal digital, e sempre se declara contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação! Tenha uma boa leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Portal de Frutal é um jornal digital, e sempre se declara contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação! Tenha uma boa leitura.
4,000FãsCurtir
1,393SeguidoresSeguir
349InscritosInscrever

Leia também

Atletas de handebol, campões da etapa estadual, desfilam em carro aberto...

0
Pela primeira vez na história, uma equipe de handebol frutalense se sagrou campeã da etapa estadual do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais). Os responsáveis...
Publicidadespot_imgspot_img