Visit the MDN site

Número de casos prováveis e positivos de dengue em Frutal caem de forma significativa

Data:

Compartilhe:

Recentemente, a Prefeitura de Frutal e a Secretaria de Saúde anunciaram o fechamento do Ambulatório da Dengue que atendia exclusivamente pessoas com sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya, arboviroses transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O local encerrou suas atividades porque assim como vem ocorrendo em nível de Brasil, no município houve uma queda considerável do número de notificações e atendimentos nos últimos dois meses.

Segundo mostra o levantamento feito esta semana pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, se em abril, foram 2.026 casos prováveis e 1.172 pessoas diagnosticadas com dengue na cidade. Em maio, essa quantidade diminuiu sendo 939 casos prováveis e 677 pessoas diagnosticadas com a doença. A queda de casos prováveis foi de 53%, enquanto os casos confirmados diminuíram 42% nesse período.

Em relação ao LIRAa, que é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, os números também já não se mostram tão preocupantes e assustadores como no início do ano. Em janeiro, foram vistoriados 1.341 imóveis e em 49 destes imóveis foram encontrados focos Aedes aegypti com um índice de infestação de 3,7%. Nesse período, os bairros mais infestados pelo mosquito da dengue eram o Centro, o Progresso, o Ipê Amarelo, o Princesa Isabel e o Nossa Senhora Aparecida.

Já o LIRAa realizado em abril vistoriou 1.321 imóveis e em apenas 26 destes locais foram encontrados focos do Aedes aegypti com um índice de infestação de 2%.

De acordo com o prefeito Bruno Augusto, foram esses dados e a baixa procura da população que levaram a Prefeitura e Secretaria a decidirem pelo fechamento do Ambulatório de Dengue. “Felizmente, o pior já passou, agora esperamos que o que aconteceu esse ano não se repita em 2023. Uma das ações intensificada no município é o projeto Prefeitura até você nos fins de semana com a realização do mutirão de limpeza nos bairros.

Para a secretária de Saúde, Patrícia Xavier, é fundamental a união de esforços entre a Prefeitura e a população no combate ao mosquito. “São atitudes simples dentro de casa como limpeza dos bebedouros dos animais, dos vasos de planta que vão eliminar este mosquito que tem feito tanto mal aos frutalenses nos últimos tempos”.

 

Núcleo de Mídia
Núcleo de Mídiahttp://www.portaldefrutal.com.br
Portal de Frutal é um jornal digital, e sempre se declara contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação! Tenha uma boa leitura.

━ veja também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui