Visit the MDN site

Um olhar sobre uma pessoa centenária

-

Hoje vamos refletir sobre o olhar que nós damos às pessoas idosas da nossa cidade de Frutal-MG através da poesia. Há séculos, a arte da poesia vêm sendo muito utilizada para expressar os mais variados sentimentos dos poetas. A poesia expressa o amor, a amizade, a tristeza, a saudade, as injustiças sociais, entre outros. Temos inúmeros poetas brasileiros que ao longo de suas vidas deixaram para nós um legado poetico como Guimarães Rosa, Luís de Camões, Vinicius de Morais e tantos outros que marcaram a história da poesia brasileira.

A poesia é um texto literário marcado por uma composição de versos que são estruturados de forma harmoniosa que dá sentido à poesia. É uma mostra de beleza que o poeta retrata em forma de palavras no momento que se coloca em profunda intimidade para escrever o que brota do coração. A poesia tem a missão de sensibilizar, de comover e despertar sentimentos no leitor, o poeta é um artista que inspira e encanta, com suas palavras e versos.

Você conhece algum poeta frutalense?

Em Frutal vários poetas deixaram seu legado para nós frutalenses, entre eles apontamos Francisco Natal Machado, Jeová Ferreira, Magnólia Rosa, Ernesto Plastino, Elísio Martins, Paula Bichara e a nova geração que vem escrevendo um  belíssimo legado Lausamar Humberto Alves, Nárcio Rodrigues, José Luiz de Paula e Silva, Pablo Paolletti Rezende Waldemir da Silva,  Alexandre de Paula Souza e Silva, Renato Penteado Manfrin entre outros que estão despontando na arte da escrita poética em nossa cidade.

Quando escrevemos uma poesia, ela vem carregada de significados, sentidos, emoções… A poesia “simplicidade” foi inspirada em uma fotografia da frutalense Marfisa Maria de Jesus (1901-2018).

SIMPLICIDADE

A simplicidade no olhar. As marcas perpetram a história Uma vida simples. Um afago, um carinho. Quanta esperança no olhar!

Marfisa Maria de Jesus (1901-2018).
Marfisa Maria de Jesus (1901-2018).

Uma toca cobrindo os cabelos. Cabelos brancos ou pretos? Tingidos ou natural? Isso não importa. Quanta sinceridade no olhar! A parede desbotada, a ação do tempo. Um pilar sem reboco sustenta a varanda. Um sofá surrado, agraciado descanso. O tempo e suas marcas. Quanta simplicidade no olhar!

A pele negra, o charme. As rugas, detalhe das décadas. A orelha, um penhor. Tão somente, detalhes da vida. Quanta sabedoria no olhar!

A sacola pendurada. O coqueiro – refrescar. A lenha para o fogão. As coisas do sertão. Quanta singeleza no olhar! Na blusa, as marcas do labor. Um sorriso impetuoso, Um olhar sincero, um abraço. Quanta ternura no olhar!

 

Você gosta de poesias? Já escreveu uma poesia? Tem um livro de poesias? Indicamos o livro Imagem letrada: olhares, leituras e escritos poéticos.

Para acessar gratuitamente, o livro está disponibilizado no link:

https://drive.google.com/file/d/1rccEvNAPRsDcPNQhrJauPVfA0CoPd0rp/view?usp=sharing

Se preferir adquirir o livro físico, acesse: https://loja.uiclap.com/titulo/ua10362/

 

Wandeley Pedrosa
Wandeley Pedrosahttp://www.portaldefrutal.com.br
Assistente Social do CREAS Doutor e mestre em Serviço Social Membro efetivo das academia Frutalense de Letras - AFL Membro efetivo da Academia Frutalense de Artes -AFA Wanderleypedrosa@yahoo.com.br