Visit the MDN site

TELHAS DE BARRO

-

Lembro-me de um tempo feliz. Meus pais, rodeados de seis meninos, labutavam incansavelmente para dar conta do recado. Numa época em que tudo era mais difícil. Para chegar à escola, gostava de atravessar o mato e ir colocando frutas do cerrado no surrado embornal de pano, enroscando os chinelos nas raízes e galhos. Gabiroba, pitanga, mama-cadela e tantos outros sabores peculiares de nossa terra.

Mas, o que mais atiça e acaricia minhas lembranças é o colo de minha mãe. Sempre disse que colo materno tem poder curativo.

No almoço, nunca faltava o pedaço de carne preparada na sustança da banha de porco, acompanhado por verduras colhidas no fundo de quintal e a saborosa cambuquira (broto de abóbora). Não tinha essa coisa de escolher tipo de comida, “não gosto disso, só gosto daquilo”. É o que estava posto à mesa. Aprendemos a apreciar o sabor do jiló, do quiabo, da guariroba, do quibebe de mandioca, de todos os pratos que nos fizeram sadios. Refrigerante, quando tinha, era o paladar inesquecível do Guaraná Maçã. Sinto ainda, vivo na memória, seu cheiro e sabor.

Mas, o que mais atiça e acaricia minhas lembranças é o colo de minha mãe. Sempre disse que colo materno tem poder curativo. Ali, sentíamo-nos confortáveis e protegidos. Em dias de chuva, vazavam as goteiras entre as frestas da telha comum, e nos ajuntávamos na mesma cama de casal, buscando guarida, recolhendo ternura. Algumas coisas faltavam, mas sobrava amor. De alguma forma, ainda moramos naquele espaço coberto com telhas antigas, de barro. Tão frágeis, tão fortes!

Engraçado é que essas lembranças não me ferem o coração. Brota mesmo é um sentimento de ternura e saudade sem dor. Mesmo com a maturidade manifesta nos cabelos brancos que já chegam teimosos, não é vergonha se aconchegar e pedir um cafuné, um abraço, um afeto. Para os que ainda podem, é sempre bom fazer uso desse dom. Revigora a alma, ilumina a vida.

 

É isso aí!

Professor Jose Luiz
Professor Jose Luizhttp://www.portaldefrutal.com.br
Professor José Luiz de Paula é palestrante, consultor e escritor. Já falou com milhares de pessoas sobre assuntos que edificam e aprimoram os indivíduos e os ambientes de trabalho. É autor do volume de crônicas "E o tempo sorria", lançado em 2015, e "Travessia", lançado em setembro de 2019. Publicou recentemente o livro Educação e Meio Ambiente, com professores universitários de instituições de diversas partes do país. Lançou o livro de poesias “Imagem letrada” em 2021. Já publicou dois livros com alunos do Ensino Médio (Contando causos e Despertar). Docente na FAF-Faculdade de Frutal por 15 anos e professor nas áreas de Língua Portuguesa, Legislação Educacional, Literatura Brasileira e Língua Inglesa. Colunista de jornais impressos e sites de notícias, apresenta o quadro "Travessia" e o programa "Na ponta da língua" na 102 FM de Frutal (MG). Atuou como secretário municipal de educação da cidade de Frutal (MG) no período de 2005 a 2016 e como diretor de escola municipal e escola estadual. Professor José Luiz é habilitado em Letras e Pedagogia, sendo também especialista em Psicanálise e Educação, em Gestão Educacional pela UFMG e em Educação Pública pela UFU e integrante da Academia Frutalense de Letras.