Logo após reportagem do Portal de Frutal que mostrou, em primeira mão, imagens de uma “pantera negra” na região de Planura, filmada e fotografada pelo frutalense Leandro Feruzo nessa quinta-feira (23), a redação recebeu mais um vídeo de aparecimento desse tipo de felino.

Dessa vez, o animal – uma onça parda – foi filmado em Frutal, na região conhecida como “casinha branca”, popularmente conhecida no meio rural. Esse local fica próximo à região da Cutrale, na estrada que liga Frutal à Pirajuba.

De acordo com relato de Angélica Guardiano, que enviou o vídeo para o Portal de Frutal, a imagem foi feita próximo a residência onde moram seus pais, que tem avistado esse tipo de animal que certa frequência. Esse vídeo foi feito no último dia 19.

É importante ressaltar ainda que essa região é comumente utilizada por praticantes de ciclismo.

Angélcia Guardiano acredita que o aparecimento desse animal pela região deve estar ligado a abundância de caça existente. Segundo ela, há muito porcos do mato “que andam em bando”.

Ela não está errada! Isso foi confirmado pela bióloga Maria Inácia Macedo Freitas. Em conversa com o Portal de Frutal sobre o avistamento da onça preta na região de Planura, ela destaca que a existência em grande quantidade de java-porco é fator importante para o aparecimento desses felinos grandes.

“Então, tem alimentos em abundância. Local para trânsito e de esconderijo. Isso, sem contar com os corredores ecológicos criados pelo aumento da preservação ambiental”.

Corredores ecológicos

A bióloga explica que, ao contrário do pensamento de que a cultura de cana de açúcar tenha afetado a existência desse tipo de animal, as plantações de canaviais têm ajudado na sua reprodução. “Isso porque essa cultura é de ciclo longo. Então, dá tempo dela se reproduzir. Essa é uma das vantagens do plantio de cana”.

Visit the MDN site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui