Viralizou nas redes sociais a reportagem publicada em primeira mão pelo Portal de Frutal de uma onça pintada, negra, fotografada e filmada na região rural de Planura nessa quinta-feira (23).
As imagens foram feitas pelo frutalense Leonardo Feruzo, e enviadas à redação. Ele contou que o felino estava dentro de uma plantação de milho.
Esse animal tem sido cada vez mais visto nessa região. No entanto, não é tão comum assim por essas bandas dessa coloração.
O Portal de Frutal conversou ainda na noite de quinta com a bióloga, Maria Inácia Macedo Freitas, moradora na cidade de Colômbia.
De acordo com ela, essa onça é mais conhecida como Pantera Negra. “É uma onça pintada, só que a pigmentação da pelagem dela é preta”.
Maria Inácia relata que esse animal transita entre as matas atlânticas, ciliares e cerrados.
O aparecimento de felinos de grande porte tem se tornado frequentes nessa região. A bióloga explica que, ao contrário do pensamento de que a cultura de cana de açúcar tenha afetado a existência desse tipo de animal, as plantações de canaviais tem ajudado na sua reprodução. “Isso porque essa cultura é de ciclo longo. Então, dá tempo dela se reproduzir. Essa é uma das vantagens do plantio de cana”.
Java-porcos
Outro fundamental fator que contribui para o aumento das onças na região é a enorme quantidade de java-porcos nas matas. “Então, tem alimentos em abundância. Local para trânsito e de esconderijo. Isso, sem contar com os corredores ecológicos criados pelo aumento da preservação ambiental”.
Aproximação
Um dos problemas, no ponto de vista da bióloga Maria Inácia, encontrados é em relação a aproximação desse animal com áreas habitadas. “Temos tido, com isso, um grande problema que é a aproximação com as casas e sítios. Temos muitos relatos de moradores de Planura e Colômbia, de avistamento de onças”.